Há SPOILERS - informações do filme! Caso não queira saber antes de ver, é melhor não ler!
Ontem, eu fui assistir Harry Potter e as Reliquias da Morte: Parte 1. A sessão estava praticamente vazia, então pude me concentrar no filme.
Como já li toda a série Harry Potter, não percebi a falta de algumas cenas, mas depois conversando com minha mãe, que não leu os livros, reparei que o filme pode deixar os fãs apenas dos filmes, um pouco perdidos.
Erros:
No quinto livro, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Sirius dá a Harry um Espelho de Dois Sentidos, para que eles possam se comunicar sem nenhum problema, mas no filme isso não foi mostrado. Esse objeto tem certa importância no sétimo e oitavo filme, por isso ele aparece, mas sem nenhuma explicação de como foi parar ali.
A falta de explicação mais profunda de por que Voldemort escolheu certos objetos, como o Medalhão de Syltherin, para colocar um pedaço de sua alma, prejudica o andamento do filme, pois parece que Harry está a procura de qualquer coisa, o que não é verdade.
O filme não explica muito a vida de Dumbledore, sendo que apenas na cena do casamento de Fleur e Gui Weasley, que até agora não tinha aparecido nos filmes, temos uma conversa sobre o assunto, deixando no ar perguntas como: por que o pai de Dumbledore matou 3 trouxas? Tudo isso poderia ter sido explicado durante a fuga de Harry Potter, Hermione e Rony.
Não é explorado a amizade do trio com Monstro, o elfo doméstico dos Black, que depois de um tempo, se simpatiza com eles. Pareceu no filme que a temporada dos três na casa dos Black, foi rápida. Tanto que a cena em que Harry briga com Lupin não entrou para o filme.
Acertos:
A cena de Hermione e Harry dançando juntos na barraca foi a minha favorita e não estava no livro. Apesar de serem apenas amigos, a cena foi repleta de um clima romântico, sendo que no final da dança pareceu que os dois iriam se beijar. Mas felizmente, para os fãs de Rony+Hermione e Harry+Gina, nada aconteceu.
A cena em que Hermione enfeitiça seus pais foi emocionante. No livro, ela é apenas mencionada, mas no filme, conseguimos ver os pais da personagem perdendo todas as lembranças de sua filha única.
Dobby aparece mais. Depois de ter sumido dos filmes desde "Câmara Secreta", o elfo doméstico livre volta a proteger Harry Potter. A sua morte foi tão triste e não posso mentir, chorei.
A cena em que os sequestradores passam ao lado do escudo de feitiços feito por Hermione, e sentem seu perfume, me deixou muito nervosa. Eles conseguirão passar despercebidos? Essa cena também não estava no livro.
Opinião:
O filme é emocionante, não é repetitivo e cansativo, como vinham dizendo, e deixa até quem já leu o livro, surpreso. Emma Watson domina o filme com sua interpretação muito madura de Hermione. Mesmo sendo uma adaptação com modificações, o filme foi muito fiel ao livro. As cenas de tensão e ação sempre eram seguidas de algo mais calmo e/ou divertido. Quando os créditos finais apareceram, eu não acreditei. Parecia que ainda estávamos no meio do filme. O que é verdade, já que a parte 2 só vem em julho de 2011! "Harry Potter e as Reliquias da Morte Parte 1" foi definitivamente o filme da série que eu mais gostei e espero que a Parte 2 seja ainda melhor.
Beijinhos cheios de glamour,
StarGirlie.